sexta-feira, 18 de junho de 2010

Triplo Domínio em Tapping

Começo esse post com um nome: Chico Gomes!
O velho Chico estudou Baixo acústico por 10 anos todos os dias, após isso ele percebeu que conseguia fazer tudo que queria no baixo, mas sempre dependia de alguém, foi aí que surge a idéia de "Independencia dos Baixistas", então ele mandou um Luthier construir um baixo de 7 cordas e ficou 1 ano batendo cabeça mas não desistiu, e depois desse 1 ano ele conseguiu uma articulação melhor,  e com 2 anos de estudo já tinha um repertorio de umas 6 músicas bem treinadas, mas precisava de mais uma corda, e mandou o mesmo Luthier construir um Baixo de 8 cordas. Daí ja tenho uma idéia do longo caminho que tenho pela frente, principalmente porque não é minha profissão, mas meu hobbie, o melhor: minha paixão!
Para entender melhor o que le criou e porque eu chamo de "a independencia dos baixistas", essa têcnica é basicamente a execução do baixo, da harmonia e da melodia ao mesmo tempo pelo mesmo músico, e pode ser aplicada em diversos estilos, apesar de ter sido criada para o mpb. O prórpio Chico passeia tranquilamente por vários estilos, tanto é que está gravando um cd de música eletrônica só no baixo!
Pra quem entende um pouco de música e ta com preguiça de assistir o vídeo, o baixo de 8 cordas que ele criou é padrão: 4º justas do grave pro agudo e 5º justas do agudo para o grave. Então ele começa no grave com o Si e termina no com um Si bemol no agudo, além de ter 29 trastes... é muita casa!!!!
Uma curiosidade, por acaso ele é pai do Heitor Gomes, atual baixista do Charlie Brown Jr.

Logo abaixo eu coloco uma ótima entrevista do Programa Venegas com o grande Chico



Para quem não tem paciencia de ver tudo, separei uma música dessa entrevista, composição do grande Baixista Jaco Pastorius: "Tee Town" que é , considerada atualmente o Hino dos baixistas, e chico manda uma versão muito boa:




O próximo vídeo, alem dele mostrar que também é possível usar essa técnica em um baixo de 4 cordas, ele fala um pouco da técnica, mas bem pouco porque o vídeo é tipo a primeira aula...



E pra fechar um clássico, onde ele adiciona a guitarra midi!(mas acho que nem precisava!)


Mais sobre Chico Gomes:

Site Oficical
Canal do youtube
Wikipedia

Nenhum comentário: