segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Sabedoria popular X Sabedoria Científica: "Anti-Social x Esquizóide"

Hoje inauguro uma sessão que criei pensando em discutir questões onde a sabedoria popular e as ciências se divergem e às vezes se contrariam e conflitam. Achei a idéia interessante, mas não sei se terá apenas esta edição ou por quanto tempo se prolongará, mas se alguém tiver alguma idéia estou aberto a sugestões. Fique a vontade para dar seus pitacos...




Anti-Social x Esquizóide
Algo muito comum no dia a dia é alguém chamar outra pessoa de anti-social fazendo alusão à baixa freqüência de comportamentos sociais e/ou habilidades sociais. Alguém que por um motivo qualquer não interaja, não tem costume de freqüentar lugares ou ocasiões com outras pessoas, ou até mesmo evita se encontrar ou conversar com outras pessoas acabam recebendo este adjetivo que dentro da sabedoria popular pode estar correto por causa da freqüência do uso deste termo nestas condições, levando em conta que comumente é falado e entendido com este significado.  Mas na sabedoria científica está errado, a questão no caso é: “será que uma exclui a outra?”
Primeiro vasculhando o dicionário podemos encontrar que anti-social é: “Contrário à boa ordem social. = associal, insocial ≠ social”. Logo entendemos que uma pessoa que evita manter relações sociais não faz também nada para acabar com elas, fica difícil afirmar também se ele é realmente contra a socialização ou tem algo mas legal para fazer naquele momento.
Segundo o que eu levo mais em conta é a minha área de formação, é claro. Na psicologia temos os transtornos da personalidade, e se uma pessoa se apresentar com o quadro anteriormente descrito, o termo a ser usado não será “Anti-Social” e sim “Esquizóide”.
Esquizóide é justamente aquele que não sente menor vontade de interagir, nem se interessa por relações sociais, e freqüentemente é indiferente a elas. Estes parecem não obter muita satisfação do fato de fazerem parte de uma família ou de outro grupo social e preferem passar seu tempo sozinhos a estarem com outras pessoas. Alem de outros sintomas que agora não vêem ao caso.
Já o Anti-Social pode freqüentemente interagia e se relacionar, e o faz muito bem, pois estes relacionamentos e interações são ferramentas para que ele possa alcançar algo maior almejado. Também chamado de psicopata, eles não se conformam em seguir as normas legais e usa a mentira como uma grande aliada. Noveleiros de plantão estarão lembrando-se de alguns dos vários vilões que povoam as telinhas para dar mais emoções às tramas.
Após estas análises, por hora superficiais, podemos observar que os dois termos dentro da psicologia são bem diferentes, e no dia a dia quando alguém corriqueiramente chama o outro de anti-social está querendo dizer que aquele alguém está emitindo comportamentos típicos de um Esquizóide. A menos que o protagonista da fala se abstenha mais à sabedoria científica do que à popular, se este for o caso tome cuidado, pois seus bens ou sua própria vida podem estar em risco!



Referências:
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Terapia Cognitiva dos Transtornos da Personalidade
DSM-IV - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais




Nenhum comentário: